Cervejas

Com a proximidade do verão a temperatura começa aumentar e a procura por cervejas também, não me considero um conhecedor, mas a cerveja vem ganhando cada vez mais espaço e está presente na maioria dos menus, tornando-se um desafio sua harmonização.

Incentivado por amigos cervejeiros fui buscar alguns detalhes sobre esta bebida, como história, ingredientes, processo de fabricação, degustação e variedade de estilos, com isso entendi a importância de alguns padrões na hora da harmonização.

– Evidenciar as semelhanças comuns entre pratos e cervejas, como doçura, acidez, tostados, frutados e herbais.

– Pode-se também buscar o contraste, como por exemplo, doçura e amargor, acidez e doçura, refrescância e picância, claro e escuro, leveza e robustez.

– Ou ainda se preferir o equilíbrio, pratos delicados com cervejas delicadas, pratos robustos com cervejas robustas.

– A cerveja combina muito bem no acompanhamento  de molhos cremosos, chocolate, pratos com presença marcante de ovo, vinagrete e apimentados.

– A cerveja WEISS ou a BOCK servem para marinar peixe, agregando um sabor especial.

– No preparo de frango ou lombo use uma cerveja do estilo STRONG ALE ou MALZEBIER, deixando agir por no minimo doze horas.

– Um fator que se deve observar é a gordura, que quando presente no prato exige uma cerveja marcante com sabor mais encorpado.

– As cervejas LAMBIC e GUEUZE acompanham muito bem frutas e doces.

– Sobremesas que tem como base chocolate e/ou café harmonizam com cervejas estilo STOUTE e PORTER e suas variações, pelo contraste, doçura e amargor, e por semelhança, notas tostadas que lembram chocolate e café.

E para finalizar esta pequena contribuição na arte da harmonização, sugiro um brinde com a cerveja XYAUYÙ, que tem processo de produção inspirada no jerez, a garrafa é de champanha, lembra vinho madeira, é potente com alto teor alcoólico (14%) e deve ser servida em copo de conhaque ou de licor. Absolutamente deliciosa.

Anúncios

Um comentário sobre “Cervejas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s