Um prato espanhol que conquistou o gosto dos brasileiros, atrativo por seu ritual de preparação, tornou-se muito apreciado em confraternizações e até mesmo em grandes festas.
Como não existe uma receita oficial, os cozinheiros tem total liberdade na escolha de seus ingredientes. A criatividade, a qualidade dos insumos e a técnica de preparação resultam em um prato muito apreciado, com sabor exótico e um visual que enche os olhos.
A seguir uma sugestão:
Ingredientes: (6 pessoas)
-500 g arroz;
-200 g lula em anéis;
-200 g mexilhões;
-200 g de camarão;
-200 g filé de peixe;
-200 g de sobre coxa de galinha sem pele e desossada;
-200 g de linguiça calabresa;
-200 g de costelinha de porco ou lombo;
-150 ml de azeite;
-4 dentes de alho picados;
-4 cebolas picadas;
-1 ½ litro de caldo de peixe;
-4 tomates sem pele, sem sementes e picados;
-3 envelopes de tempero paellero (Carmencita);
-Sal e pimenta de reino branca a gosto.
Para decorar:
-Pimentão, verde, vermelho e amarelo;
-Coração de alcachofra;
-Brócolis;
-Azeitonas;
-Ovos cozidos.
Preparação:
Coloque os anéis de lula em água fervente por 20 segundos, retire e reserve.
Na mesma água fervente, coloque os mexilhões e deixe por vinte segundos, se usar os mexilhões com concha, deixe por 1 minuto, retire e reserve.
Aqueça a paellera (panela própria para paella) coloque um fio de azeite e frite o filé de peixe, temperado com sal e pimenta do reino branca. Reserve.
Sem limpar a paellera salteie os camarões rapidamente, retire e reserve.
Coloque em outra vasilha o caldo de peixe para ferver.
Coloque o restante do azeite na paellera para aquecer. Doure a carne de porco, cortada em cubos, já temperada com sal e vá afastando para as laterais, coloque no centro a carne da galinha já temperada e cortada em cubos, doure e encoste na lateral com a carne de porco. Repita o mesmo processo com a linguiça, acrescente a cebola, depois o alho e quando estiverem cozidos coloque os tomates picados ou processados. Misture todos os componentes que estão na paellera, junte o arroz, o camarão, os mexilhões, a lula e por último o filé de peixe, acrescente o tempero paellero, o caldo de peixe, misture bem, baixe o fogo e use os elementos de decoração para finalizar a Paella. Cubra com papel alumínio, aguarde 5 minutos, e desligue o fogo.
Retire o papel alumínio somente após completar o cozimento do arroz.
Quando estiver pronto, levante o papel alumínio, regue com azeite de oliva e sumo de limão.
Sirva na própria paellera.
Tive o privilégio de participar desta janta, estava delicioso, todos os ingredientes combinaram de forma espetacular. Acompanhado de um espumante Brut para um brinde especial. Parabéns.