Massas

1. Para pincelar tortas e empadas, misture bem a gema com óleo e depois acrescente uma pitada de açúcar com algumas gotas de café forte.

2. Para a massa da torta manter o formato e não encolher na assadeira, coloque uma folha de papel manteiga por  cima  e cubra a superfície com feijão cru. Leve a fôrma para assar dessa maneira.

3. Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

4. As panquecas ficarão mais saborosas se você acrescentar na massa ainda no liquidificador,  uma cebola ou um pedaço de queijo.

5. Estique a massa podre com o rolo sobre um plástico. Depois, vire a massa sobre a assadeira, retirando o plástico. Assim, a massa ficará lisa e uniforme.

6. Para o preparo de uma massa para tortas ou empadas, use sempre gordura gelada. Dessa maneira, a massa ficará crocante e sequinha.

7. Ao fazer massas fermentadas, tire uma pequena porção, faça uma bolinha e coloque num copo com água. Quando a bolinha subir, a massa estará pronta para ir ao forno.

8.Para obter um sabor especial, use 1 pitada de sal para fazer massas doces e 1 pitada de açúcar para fazer massas salgadas.

9. Acrescente à massa de pizza uma batata cozida. A massa ficará mais leve.

10. Arrume a lasanha crua, de véspera, numa vasilha refratária, cubra com leite e leve à geladeira. Coloque a lasanha no forno quarenta minutos antes de servir.

11. Para que o macarrão não grude, regue com um fio de óleo depois de escorrer.

12. Nunca use manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Eles devem estar à temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa.

13.Se ao cozinhar a massa notou que passou do ponto, coloque um jato de água gelada na massa e ela voltará ao ponto.

Anúncios

Um comentário sobre “Massas

  1. Ibanês,
    A recuperação da massa com água gelada funciona mesmo, quantas vezes joguei massa fora desnecessariamente.
    Obrigada pela economia doméstica que me proporcionaste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s