
MATCHÁ é um pó de chá verde, produzido a partir de folhas da planta Camellia Sinensis, que são cultivadas na sombra, vaporizadas, secas e moídas até virarem um pó fino.
Ingredientes:
-120 g de açúcar
-180 g farinha de trigo
-20 g de matchá
-40 ml de óleo neutro
-40 ml de leite
-7 g de fermento químico em pó
Recheio
-300 g chantily
-60 g de açúcar
-1 c chá de extrato de baunilha
-1 caixa de morangos
-açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo:
1. Bata as claras em neve, adicione as gemas uma a uma até incorporar bem e formar uma espuma fofa. Junte aos poucos o açúcar sempre batendo. Pare a batedeira, e adicione em 3 partes a farinha de trigo, matchá e fermento peneirados e a cada adição misture com delicadeza de baixo para cima para não perder a aeração da massa. Em outra vasilha misture o óleo, leite .Adicione essa mistura a massa e misture com delicadeza. Coloque a massa em uma forma retangular rasa 25×35 cm forrada com papel manteiga e espalhe bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 20 min. Tire do forno, esfrie sob a grade do fogão, coloque na bancada, cubra com um pedaço de papel manteiga, inverta e remova o papel manteiga do fundo da massa cuidando para não rachar o bolo.
2. Bata o chantily bem gelado com açúcar e baunilha até ponto firme de bico. Lave os morangos e corte.
3. Passe uma camada generosa de chantilly sob o bolo deixando 2 dedos nas extremidades sem chantilly, disponha os morangos por cima e enrole com cuidado. Enrole novamente no papel manteiga, e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas para firmar bem. Tire o rocambole da geladeira e remova do papel. Decore com o restinho do chantilly e algunsmorangos e polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima.